Barragem do prata cheia!!






 

Uma imagem que traz alívio, a barragem do prata que fica em Bonito, no Agreste, está quase cheia! Ela tem capacidade para acumular 42 milhões de metros cúbicos de água e abastece 10 cidades, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Agrestina, Altinho, Passira, Riacho das Almas, Ibirajuba, Cachoeirinha e Cumaru. Para se ter uma ideia, no mesmo período do ano passado, a barragem estava com 26% da sua capacidade, agora ela está com 85%. As chuvas que caíram na região nos meses de maio e junho do ano passado contribuíram para que o nível da barragem subisse, nível que está sendo mantido com as chuvas de agora no mês de janeiro.

Ela chegou a entrar em colapso no início de 2017 e em fevereiro começou a receber água do Sistema Adutor do Pirangi, barragem que foi feita como forma de apoio para o abastecimento da região, como a barragem está cheia, o sistema só vai ser utilizado quando for preciso.

Por enquanto, o Sistema da adutora está em fase de testes, graças a ele as cidades de Toritama, Santa Cruz e Passira também estão recebendo água e possivelmente no mês que vem os testes acabam e a água vai chegar regularmente nas torneiras.

Leave a Comment.